Alunos da ETEPAM desenvolvem games para competição mundial de tecnologia

22 mar 2016

Os estudantes do ensino médio integrado da ETEPAM uniram conhecimentos num projeto inovador e ainda inédito dentre os desenvolvidos no colégio, a construção de um game. Dado o sucesso do projeto, os alunos o inscreveram na maior competição de tecnologia para estudantes, a Imagine Cup.

O game BUNS passou por várias modificações até ser submetido à competição. A ideia da equipe era tratar de algum assunto relevante e ao mesmo tempo trazer desafios e divertir o usuário. Daí, surgiu a proposta de trazer uma situação do cotidiano.

O jogo acompanha um estudante tentando desviar dos entulhos da cidade e alcançar o ônibus para chegar em casa. À medida que os estágios avançam os desafios ficam mais difíceis. O jogador pode escolher entre diferentes avatares, livremente inspirados nos idealizadores do jogo.

Segundo a equipe de desenvolvedores e designers, o que os motivou foram as experiências que adquiriram no ensino médio nas áreas em que trabalharam no game.

Para Jhonny Herbert, Abhner Silva e Lucas Bezerra, estudantes do curso de Manutenção e Suporte em Informática e programadores do game, tudo começou com o curso de programação HELLO WORLD realizado no Centro de Inovação da Microsoft na ETEPAM(MIC ETEPAM), aonde foram introduzidos no universo de construção de aplicativos e soluções tecnológicas. Depois de apresentarem um ótimo desempenho durante as aulas, foram integrados a equipe de voluntários de desenvolvimento do Centro. Dentre as atividades realizadas no voluntariado, participaram do treinamento Microsoft Students to Business, donde surgiu o anseio de trabalhar em um projeto na área.

(Não sabia o que eu iria fazer da vida até entrar no ensino médio. Mesmo cursando Manutenção ainda me restavam dúvidas. Quando conheci a programação, me apaixonei pela área e quis ser um dos melhores no meu curso.) – Johnny

johnny Abhner bezerra

Já o ex-estudante do curso de Design de Interiores e tradutor do game, Jonathan Barreto, possui um currículo bem diversificado. No seu segundo ano na Escola Técnica, fez intercâmbio pelo Programa Ganhe o Mundo para o Canadá. No ano seguinte, trabalhou como Designer de mídias no Centro de Inovação. Fundou, junto com outros dois estudantes, uma organização destinada a ajudar alunos do ensino médio na escolha da profissão, a PLANO A. E atualmente, reveza entre a faculdade de administração e o trabalho com o projeto.

(Sempre Jonathanme considerei um empreendedor. Desde o colégio. Não importasse a área eu queria inovar e ajudar a sociedade de alguma forma. Nunca me contentei só com a sala de aula. O trabalho com o game me aproximou da área de tecnologia, que antes eu tinha um certo receio de estudar.) – Jonathan Barreto

E claro, não existe um game sem um designer. No caso do BUNS, uma designer, a estudante de Comunicação Visual, Paula Soares. Desde o primeiro ano do ensino médio se destacou na sua turma por ser uma ótima ilustradora. Divulgava seu portfólio em redes sociais e já realizava trabalhos como freelance até surgir a oportunidade de se integrar ao time de Designers do MIC ETEPAM.

Paula(Eu sei que Designer é a minha especialidade. E muitas pessoas me diziam que eu tinha talento. Eu fazia muitas ilustrações e artes gráficas antes de entrar no MIC. Este novo projeto está sendo um pouco diferente do que eu estou acostumada a fazer. É desafiador. Mas está sendo ótimo!) – Paula Soares

Os alunos já estão aprimorando o game para a próxima etapa da competição. Você pode conferir e dar seu feedback da versão DEMO na loja virtual da Microsoft, link abaixo.

Buns_capa

Faça o download gratuito em: