A importância do Novembro Azul para a sociedade!!

10 nov 2018
Comunicação CI
1446
0

Cuidar da saúde também é coisa de Homem!!!

O mês de novembro anualmente é reservado para intensificar a divulgação de tratamentos e prevenções do câncer de próstata visando abranger o conhecimento da população, dando ênfase ao alcance do público masculino.

A campanha do novembro azul tem como finalidade conscientizar sobre a existência das doenças masculinas, em especial o câncer de próstata que é uma glândula localizada abaixo da bexiga envolvendo o canal da urina. Comum em homens maduros, o câncer na próstata se detectado precocemente, chances de cura tornam-se altas, por isso a extrema importância de falar sobre tal doença.

Alguns fatores que podem acarretar a doença são:
• Caso exista um antecedente familiar de câncer de próstata na família, o risco de desenvolver a doença dobra, e caso essa patologia se remeta a irmãos o índice se torna ainda maior.
• Pacientes com menos de 65 anos com mais de um parente com histórico de câncer tem o risco multiplicado de 6 à 10 vezes.
• De forma hereditária, caso tenha sido diagnosticado em um parente de primeiro grau com menos de 55 anos.
• Alimentação baseada em muita gordura, carne vermelha ausentando verduras, legumes e frutas.
• Sedentarismo e obesidade.
• Taxas altas de estrogênio.

No começo a identificação dos sintomas do câncer se torna mais dificultosa, pois os sintomas são parecidos com a hiperplasia prostática benigna, onde não é possível encontrar nenhuma anormalidade ou nódulo pelo exame de toque. Já na fase avançada, pode acarretar distúrbios miccionais, levando a desregulação da urina por conta do crescimento do tumor comprimindo a uretra prostática, podendo causar até obstrução dos rins.
O tratamento principal para o câncer é a retirada da próstata, das vesículas seminais linfadenectomia, chamado de Prostatectomia Radical.

Um jeito certo de prevenir a doença não existe, por isso a necessidade de realizar periodicamente os exames diagnósticos. No entanto, alguns hábitos podem diminuir os riscos de desenvolvimento da doença, como:

• mantendo a alimentação saudável, diminuindo os índices de gordura e aumentando os alimentos ricos em nutrientes.
• Atividade física e controle do peso
• Sessar o uso de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros.

Concluímos que a luta para prevenir o câncer de próstata é igualitária, a sociedade trabalha em prol do reconhecimento e do apoio à campanha, para assim atingir um publico maior e lutar pela vida de muitos homens.