Oficina de mama – LAMUPE

25 nov 2015
Comunicação CI
1046
0

O Oficina da Mama é um projeto de extensão acadêmica desenvolvido pelos alunos de medicina da Liga Acadêmica de Mastologia da Universidade de Pernambuco (LAMUPE). Ele tem o objetivo de ensinar em colégios do Recife, e abordar temas como desenvolvimento mamário normal e patológico durante a puberdade, câncer de mama e a importância do autoexame da mama.
Na ETEPAM as aulas foram ministradas pelos integrantes da Oficina da Mama sobre os temas citados, a qual realizaram dois questionários, um antes e outro ao final de cada aula, e há ainda um espaço para esclarecer as dúvidas que possam surgir.
O projeto se justifica porque o câncer de mama é uma das principais neoplasias que acometem as mulheres no nosso país e o índice de mortalidade, a faixa etária de maior risco para essa patologia é a partir da quinta década de vida, portanto, adolescentes estão fora dela, mas é a partir da adolescência que se verificam as principais mudanças no corpo, por isso é o momento ideal para se iniciar o costume de cuidar do próprio corpo.
Além disso, é importante lembrar que alterações mamárias podem ocorrer também com o adolescente do sexo masculino, como, por exemplo, no caso da ginecomastia.
Assim, o Oficina da Mama tem a perspectiva de contribuir neste processo de transformação física e psicológica do adolescente, com a finalidade de divulgar informações que favoreçam um melhor autoconhecimento. Dessa forma, o projeto espera proporcionar uma melhor qualidade de vida aos jovens, na medida em que eles possam conhecer seu corpo, identificar o surgimento de alterações que venham a ser patológicas e saber o momento de procurar ajuda de um profissional capacitado.