Tradição e história: conheça mais sobre a culinária mexicana!

13 jul 2018
Comunicação CI
22645
0

Após falar sobre um pouco sobre as inovações que a culinária americana proporciona a toda população mundial, vamos falar um pouco sobre o um de seus países vizinhos: o México.

Muitas pessoas tem conhecimento que a comida mexicana possui temperos fortes e marcantes, mas não conhecem a sua real história. A culinária mexicana tem uma base milenar pré-colombiana, evidenciando-se pela cultura seletiva das plantas de milho,há cerca de 8.000 anos atrás. Essa culinária também sofreu uma forte influência da colonização espanhola e as mudanças que ocorreram ao redor do mundo nos séculos XIX e XX. Essa culinária tradicional foi inscrita pela Unesco em 2010 na lista de patrimônios culturais intangíveis da sociedade, porquê é considerado um modelo cultural que envolve práticas agrícolas e técnicas culinárias milenares, como a nixtamalização, que é um processo de cozimento e maceração do milho. Essa culinária tradicional, atualmente serve pra culinária moderna predominante no México, que tem como ingredientes principais o milho, feijão e alguns outros ingredientes como tomate, abóbora, abacate, cacau, baunilha e as tradicionais e conhecidas pimentas

A alimentação, em outras partes da América Central, irá variar de acordo com as influências e povos de outros locais que introduziram seus costumes. Um tipo de culinária que surgiu a partir da mexicana foi a tex-mex, que reúne os sabores do estado do Texas, nos Estados Unidos, com o México.

Alguns dos seus principais pratos são:

Guacamole:

É um prato popular do México feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos. Pode ser consumido com nachos ou utilizado como recheio para vários pratos.

Chilli con Carne

É um prato tradicional feito com feijão e molho de tomate com pimenta.

Tortillas

As tortillas são discos feitos com milho ou trigo. Elas podem ser de vários tipos de acordo com os recheios:

  • Quesadilla – um tipo de tortilla com recheio de queijo;
  • Enchillada – tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo, cozinhada no molho de pimenta (chilli);
  • Tostada – é uma tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e molho de coentro;
  • Panucho – tortilla frita com purê de feijão;
  • Tacos – tortilla com recheio de carne, pode ser de porco, assada no espeto.
  • Burrito – tortilla enrolada com recheio de queijo, tomate, feijão, chilli, carnes, dentre outros.
  • Nachos – tortillas crocantes com formato de triângulo, semelhante ao doritos (um tipo de salgadinho que surgiu nos Estados Unidos) usadas para comer com molhos diversos, tais como guacamole e chilli com carne.

Mole Poblano

É um tipo de molho mexicano criado com chocolate e pimenta, sendo muito consumido pelos mexicanos em eventos como casamento e festas de aniversário. Pode ser feito com frango.

Pozole

É uma sopa feita com milho e carne de porco, tradicional de datas como o Natal.

Cochinita Pibil

Prato formado por carne de porco, com tempero composto por laranja, cebola roxa e molho achiote. O prato é cozido no forno de terra. Sua origem é de Yucatán.

A população mexicana também é um país muito conhecido por causa das suas bebidas tradicionais, sua principal é a tequilaalém do mescal (bebida tomado com uma espécie de verme vivo no copo) e a menos conhecida pulque, todas fabricadas a partir de uma planta encontrada no país chamada de agave.

As bebidas variam de acordo com o lugar que foram criadas e são feitas principalmente com milho, álcool da cana, casca de árvores ou ervas. Um ótimo estimulante utilizado em festas e rituais sagrados, as bebidas foram sendo passadas de geração para geração. Outras bebidas populares são: bebidas à base de chocolate, cervejas do México e aguardente.

Toda essa tradicionalidade em sua culinária acaba culminando em um grande evento, o Dia de los muertos. Essa festa tem semelhança com o dia dos finados, mas tem uma comemoração muito distinta do nosso feriado.As pessoas se fantasiam, ornamentam as cidades, um banquete especialmente tradicional é preparado e além de lembrando e homenageando os entes que já foram, os participantes da festa preparam comidas típicas que servirão como oferenda aos entes queridos. Essa data, igualmente a culinária tradicional mexicana se tornou um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco.

Fica ligado no nosso site, pois uma hora ou outra pode sair mais uma matéria de dar água na boca!