Visita ao Observatório Monte Saturno

14 out 2015
Comunicação CI
2035
0

Os professores Walter Pessoa, Israely Baihé, Jean Campelo e Regison Venâncio da ETEPAM organizaram uma visita ao Observatório Monte Saturno na cidade de ferreiros (120 km de recife), no qual alguns dos alunos que frequentam as palestras de cosmologia (organizadas pelo professor) e demais alunos da escola presenciaram o eclipse lunar, que ocorreu entre os dias 27 e 28 de setembro, sem a poluição visual causada pelas cidades.

O grupo saiu da escola às 15 horas e tiveram o apoio de dois ônibus para leva-los à cidade de ferreiros, a qual chegaram aproximadamente às 17:30h para ouvir as regras do passeio e depois se dirigiram ao auditório onde receberam orientações de primeiros socorros. Logo depois se separaram em grupos, observaram a travessia da nave ISS e foram liberados para o intervalo, que durou em torno de meia hora.

Observaram a lua por um telescópio e depois acompanharam todo o movimento do eclipse em um relógio de sol, que durou aproximadamente 1 hora e 6 minutos. Após o eclipse, se reuniram para começar a trilha. No final do percurso, contemplaram um lago que expelia vapor quente. E, ao terminarem, tiveram outro intervalo (com vista para o nascer do sol) e voltaram para casa, fazendo uma parada no caminho em Tracunhaém, onde tiveram a oportunidade de conhecer e comprar o artesanato da cidade.