16 de março, dia nacional da conscientização sobre mudanças climáticas: o futuro do planeta está em suas mãos!

16 mar 2018
Comunicação CI
898
0

Hoje, dia 16 de março, é uma data de muitíssima importância e reflexão para todos nós. Esta data foi criada com o intuito de conscientizar a população nacional sobre as mudanças climáticas que estão ocorrendo em nosso planeta, além dos danos causados por ela. Dia a dia percebemos quão quente está ficando o clima da nossa cidade, isso seria uma alteração natural ou seria a intervenção humana? Bem, como sabemos o aumento da temperatura é devido a poluição e ao efeito estufa, vetores que veem aumentando cada vez mais e sem uma preocupação equivalente.

O principal causador da elevação térmica planetária é o aumento da emissão de gases de efeito estufa, os chamados “GEEs”, como o dióxido de carbono (CO2). O tão comentado efeito estufa é bastante simples de entender, é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação solar é emitida pela superfície terrestre e absorvida por gases específicos da atmosfera, como o CO2, uma analogia simples para exemplificar: imagine um carro com o vidro fechado e a luz solar batendo na janela, apesar do vidro permitir a entrada de luz solar ele impede a saída do calor dentro do carro

Toda essa mudança climática causa outros problemas para o planeta, tais como: alteração do clima, tempestades tropicais, furacões, tornados, etc. Ou seja, uma total desordem natural, tudo isso causado pela ação imprudente do homem. Entre as atividades humanas, as que mais contribuem para o aumento de temperatura são: desmatamento das matas e florestas, a queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, derivados do petróleo, gás natural), a agropecuária e a poluição dos carros e fábricas.

A grande ênfase do dia nacional da conscientização sobre as mudanças climáticas é mostrar a importância de preservar o nosso planeta, pois os danos causados atualmente são irreversíveis, o que nos resta é ter conscientização e buscar a preservação da natureza. Em relação ao Brasil a maior parte da emissão dos gases GEEs é causada pelo desmatamento. O desflorestamento é frequente no nosso país, e não existe nenhuma preocupação com a mesma.

Por fim, pode-se entender mais sobre as mudanças climáticas ocorridas recentemente, além de aprender um pouco mais sobre o efeito estufa e os gases GEEs, podemos tomar medidas simples para ajudarmos na preservação do planeta, tais como: usar os recursos naturais com responsabilidade, não desperdiçando água, por exemplo. Ou até mesmo utilizar marcas que se preocupem com os efeitos ambientais, como reduzir o consumo de energia e comprar produtos recicláveis. A mensagem que gostaríamos de passar é: preocupem-se não somente com o agora, mas com o futuro, pois a vida do planeta está em suas mãos!