O dia de Projetos na ETEPAM

20 mar 2018

A ETEPAM, é uma escola técnica em tempo integral, com uma carga horária de 9 aulas diárias compostas pela base comum curricular e a técnica. Muitas pessoas podem se perguntar: como seria a adaptação a carga horária integral? Pensando nisso, nossa instituição nesse ano disponibilizou uma gama de projetos integradores que são de grande importância pois colaboram com o processo de aprendizagem dos estudantes de uma forma lúdica, estimulando os jovens a conhecer experiências que podem ser aplicadas tanto no seu dia-dia e poder colaborar para um maior conhecimento dos estudantes.

Existem hoje em nossa escola 12 projetos extracurriculares que funcionam apenas uma vez na semana durante duas aulas, onde os alunos se integram em um dos projetos coordenados pelos professores com o objetivo de formar o conhecimento no aluno de uma forma lúdica e dinâmica

Os projetos da escola são:

• Astronomia: Organizado pelo professor Walter Pessoa, é oferecido um curso de astronomia, e tem o objetivo de incentivar os alunos a aprender sobre todas as constelações existente. Os participantes ganham um certificado no término do projeto.
  • Música: Coordenado pela professora Glaucia, tem o objetivo de ensinar os estudantes a tocar diversos instrumentos e sobre música de modo geral.
  • Literatura: Liderado pela professora Cristiane, o projeto tem o objetivo de estimular a leitura e discussões de obras literárias entre os estudantes.
  • OBF e OBMEP: Organizado pelos professores Jean e Arimatéia. Os alunos são treinados através de resoluções de questões sobre as olimpíadas de matemática e física de edições passadas  para participar dessas competições.
  • Horta: Organizado pela professora Yêda, e como o próprio nome já diz, é baseado no ensino de técnicas de plantio, onde será deixado um legado em nossa escola, a plantação de uma horta.
  • Reciclagem: É organizado pela professora Micheline, onde são discutidas formas de conscientização e ações em prol do meio ambiente.
  • Tabagismo: Tabagismo, coordenado pelos professores Edgar e Lucy, estimula os alunos a debaterem sobre as formas de tratamento e elaboram formas de conscientização desse problema de saúde pública.
  • Halloween: É organizado pelo professor Ivon. Os alunos estudam sobre a data comemorativa, a cultura americana e organizam uma festa em comemoração à data.
  • Vôlei: organizado pelos professores Alexandre e Élvia. Esse projeto implica na formação de um time de vôlei para representar a instituição em jogos escolares.
  • Feira de Negócios: É um projeto voltado para os alunos do primeiro ano do ensino médio, organizado pela coordenação do curso de logística e tem como objetivo o ensinamento de técnicas empreendedoras.
  • Adote uma Memória: É um projeto desenvolvido pela professora Cíntia que busca retratar sobre pessoas que lutaram contra a ditadura militar de 1964.

Vale lembrar que o término dos projetos será em julho e após esse período, novos projetos integradores surgirão.