A Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães celebra o Dia do Soldado

25 ago 2017
Comunicação CI
1062
0

Hoje, 25 de agosto de 2017, o Brasil celebra o Dia do Soldado. Na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM) esse dia foi comemorado em outro momento, na última terça-feira, 22 de agosto. A instituição recebeu a ilustre presença de alguns representantes do exército brasileiro, que ministraram uma palestra na qual alguns estudantes puderam prestigiar acompanhando uma dinâmica apresentação do mesmo. Durante todo o momento, as pessoas puderam acompanhar um pouco do dia a dia das pessoas que vivem o exército e retirar todas as suas dúvidas que eram esclarecidas aos poucos pelo palestrante e os outros militares que ajudavam na logística da apresentação. Alguns estudantes com interesse em seguir carreira militar puderam se certificar do que realmente almejam para o futuro e puderam acompanhar diversos exemplos e tipos de concursos, para que essa carreira seja ainda mais virtuosa e traga bem mais frutos no futuro.

É bem importante ressaltar o que foi o fator determinante para a escolha do dia. O dia 25 de agosto além de dia do soldado, atualmente, é o dia do aniversário do Patrono do Exército Brasileiro Duque de Caxias. Luís Alves de Lima e Silva, nascido em 1803, foi um renomado oficial, dando jus ao seu título de patrono e mais tarde à representatividade de ter o dia que celebra a existência do soldado na sua data de nascimento. Luís Alves nasceu em uma fazenda da então Capitania do Rio de Janeiro, sendo herdeiro de uma família da aristocracia militar portuguesa. Na época do nascimento do futuro duque, em 1803, o mundo se encontrava na iminência de um choque contra as forças napoleônicas, na Europa, o que resultaria na mudança da família real portuguesa para o Brasil. A vinda da família real para o Brasil, a elevação do país à categoria de Reino Unido e a futura independência, em 1822, transformaram a vida de Luís Alves e deram início a ascensão da sua carreira militar. Vale salientar que o Duque de Caxias participou de diversas campanhas militares durante a sua vida, uma das mais relevantes e comparada a maior guerra da história da América do Sul foi o conflito do Paraguai gerado após inúmeros combates indiretos para a obtenção do acesso ao mar, fazendo com que Argentina, Uruguai e Brasil se unissem contra os paraguaios, tendo diverso contato com o patrono e uma ajuda estritamente necessária para vencer a guerra.

A figura de Luís Alves remete ao pensamento de como um soldado deve agir, abordada na palestra da última terça-feira, o companheirismo, sempre tendo em mente que todos estão no mesmo patamar e são companheiros de pátria é essencial. Sem nem falar na ética que é algo natural que deve se incorporar em cada soldado durante o seu tempo de alistamento e de serviço militar, o mesmo deve respeitar os seus superiores e todas as pessoas que estão em sua volta, sempre dando relevância as regras e o sistema de como dever se portar, que perante militares é bastante rígido. Algo que é repetido inúmeras vezes é que nós quando estamos com a farda da nossa instituição, estamos levando o nome da mesma conosco, e se alguém usar de alguma prática abusiva ou incorreta perante a lei e a ética, todos que usam a mesma camisa e carregam o nome da instituição são prejudicados, a mesma coisa acontece e ainda de forma pior com os militares que devem sempre andar na linha e prestar serviço para com a sociedade.

Toda essa lição de desenvolvimento social pregada na palestra e posta em prática pelo exército. É algo que é passageiro, mas também um aprendizado que é levado por toda a vida por essas pessoas que passam por esse momento tão enriquecedor. Por mais que seja um tempo de vida duro na qual as pessoas atingem o seu limite provocado por toda essa rotina no exército, é algo muito valioso que todos acabam levando consigo.  A disciplina e o companheirismo não são apenas as práticas que nós devemos visar e nos espelhar em relação aos soldados, o ensinamento de continuarmos em frente e resistirmos aos desafios dando em troca um sorriso e ato de gentileza é um dos maiores atos que nós podemos aprender com essas pessoas, que defendem o nosso país de diversas ameaças e guardam sempre cada um dos brasileiros no coração. Feliz Dia do Soldado!