A instituição teve a culminância de um dos eventos mais tradicionais de sua história: o São João!

22 jun 2018
Comunicação CI
1128
0

Ontem, 21 de junho de 2018, tivemos a conclusão de um projeto que vem sendo preparado e constituindo a alguns meses. O São João é um evento bastante marcante em todo Nordeste no mês de junho, por trazer toda a tradicionalidade da região à tona e conectar toda a população em ritmos extremamente importantes para a cultura de cada estado. Na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães não poderia ser diferente, cativados por todo esse espírito junino, os estudantes protagonizaram um dos melhores eventos da história em relação a organização, e sobretudo, diversão. Preparamos uma matéria de retrospectiva desse incrível dia e cada uma das suas apresentações administradas por cada turma, onde havíamos redigido diversas matérias sobre as preparações de cada turma e tivemos a culminância de todos esses meses de planejamento, onde cada estudante se destacou e foi merecedor desse dia incrível.

Inicialmente, tivemos as boas vindas aos presentes organizada pelo vice gestor, após essa breve explicação do mesmo pudemos acompanhar a definição do que era o São João e toda a sua história feito pela professora de educação física da instituição. Após a introdução ao evento, tivemos a primeira apresentação do dia com a turma de 1° Logística, onde os mesmos buscaram trazer não somente a tradicionalidade de uma quadrilha, mas também diversas músicas interessantes da atualidade que só permitiram que a sua apresentação ficasse ainda melhor. Um dos pontos interessantes foi não somente ressaltar o tema sorteado para a turma, mas também diversos outros ritmos que só cativaram ainda mais todos os presentes e contribuíram para que se fosse protagonizada uma ótima apresentação.

Com o fim da conclusão da apresentação da turma de primeiro ano de logística, a turma de 1° Mecatrônica chegou na quadra para bagunçar tudo e organizar uma ótima apresentação, justamente por ser o primeiro ano em que o curso ingressou na instituição, e ainda por terem escolhido não representar apenas o Xaxado, mas diversos ritmos que não são tão típicos do São João e nem do Brasil, os mesmos escolheram uma certa música internacional que levantou o público e tiveram o desfecho com ritmos brasileiros bastante conhecidos, permitindo que a sua apresentação ficasse para sempre marcada por ser a primeira de um curso que terá ainda muitos anos de história e caminhada na ETEPAM.

Com a saída de Mecatrônica, a turma de 1° Mecânica chegou a quadra com a intenção de trazer toda a tradicionalidade do forró. Com o tema de forró clássico os mesmos buscaram trazer diversas músicas do ritmo que cativaram a maioria dos estudantes e professores presentes graças a boa sintonia que os casais tinham uns com os outros. Embora todos os momentos buscando a cultura e todos os aspectos clássicos do São João, a turma não se prendeu apenas a um ritmo e encontrou diversos ritmos mais animados e mexeram bastante o corpo, conquistando todo o sucesso que mereciam com uma apresentação ótima e agitando ainda mais a galera, ainda no começo do evento.

Com a conclusão da turma de primeiro ano de mecânica agitando a quadra, os estudantes do 1° Manutenção e Suporte de Informática entraram e encontraram no forró clássico e no xote toda a cultura e tradicionalidade que a sua apresentação necessitava. Porém, tolos são os que acreditam que a apresentação dos mesmos se prendeu apenas a alguns desses ritmos, os mesmos trouxeram músicas bem mais agitadas e interessantes que levantaram o público e fecharam as apresentações dos primeiros anos com muito sucesso, desfrutando de todos os diversos pontos benéficos de sua apresentação antes que os segundos anos tomassem a quadra.

Abrindo as apresentações dos segundos anos, a turma de 2° Logística B chegaram com uma surpresa incrível, a professora de educação física dançaria com os mesmos por algumas partes da apresentação da turma, agitando todos os presentes. Após isso, tivemos ainda outras surpresas durante a apresentação da turma de logística, a professora de matemática também esteve presente em uma das diversas danças que trouxeram o tema de músicas clássicas, com diversos funks e bregas que foram lançados e tratados como virais em sua época de lançamento e são relembrados até os dias atuais, além do forró clássico e estilizado que foi lembrado pela sua apresentação, fazendo da mesma ainda mais interessante e uma das melhores do dia, se bem que todas as apresentações foram significativas e não temos como julgar qual foi a melhor, já que todas foram incríveis.

Com o desfecho da apresentação do segundo ano de logística B, a turma de 2° Logística A invadiu a quadra com um roteiro bastante peculiar em relação ao seu tema: a Quadrilha Maluca. Com o casamento e as diversas transições em música de quadrilha e tradicionais com ritmos bastante conhecidos por todos os presentes, os mesmos conseguiram cativar e agitar a maioria dos presentes. A apresentação era composta por diversos momentos, como uma disputa, a tradicionalidade do forró, e mesmo após todos os desenvolvimentos em ritmos bastante comuns atualmente, como brega, funk e entre outros, a importância do retorno as origens da cultura do São João, com uma Quadrilha Clássica que levou uma leve pitada de maluca no fim da apresentação da turma, que merece ser julgada como uma das melhores do dia, assim como muitas outras, todos os estudantes da turma e de toda a instituição estão de parabéns.

Com o fim das apresentações das duas turmas de logística, o 2° Manutenção e Suporte de Informática tomou a quadra para uma apresentação que se iniciou no Forró Clássico, mas não se prendeu apenas a isso, os mesmos trouxeram em diversos momentos várias novidades que valem ser salientadas, mesmo que não tanto espaço para isso. Os estudantes protagonizaram uma dança raiz e conquistaram o público quando chegaram e invadiram a quadra com alguns outros ritmos que levantaram a galera, além de ressaltar o nosso próprio país em diversas partes da apresentação, com músicas sobre o mesmo e sobre a Copa do Mundo deste ano, que era inclusive uma das decorações da quadra da instituição. Todos são merecedores de parabéns e são outros que organizaram uma das melhores apresentações do dia.

Incrível é como podemos descrever a apresentação que tomou conta da quadra ao fim da apresentação do segundo ano de manutenção e suporte de informática. A turma de 2° Mecânica trouxe diversas músicas de forrós estilizados que era o seu tema principal, mas ousaram muito mais e protagonizaram uma das melhores apresentações do dia com uma coreografia incrível, toda a apresentação foi muito relevante, mas vale salientar que os estudantes da turma arrasaram na dança, assim como as estudantes que tiveram um momento único. Eles finalizaram com louvor as apresentações dos segundos anos com chave de ouro e mereceram todo o mérito que conquistaram.

Para iniciar as apresentações maravilhosas dos terceiros anos, a turma de 3° Logística B trouxe o tema de Carimbo de uma forma magnifica onde diversas meninas da turma dançaram e arrasaram. A apresentação da turma não se prendeu apenas ao tema sorteado pela professora, os mesmos organizaram diversas danças com ritmos extremamente conhecidos por todas as pessoas e que agitaram toda a quadra antes das duas apresentações que vieram depois, todos estão de parabéns pela garra e o seu esforço em constituir uma das melhores apresentações do dia!

Com a finalização da turma do terceiro ano de logística B com alguns estudantes da turma que veio a seguir, tivemos a incrível apresentação da turma de 3° Manutenção e Suporte de Informática B que protagonizaram uma das melhores apresentações do dia, assim como diversos outros. Os estudantes vieram com diversas danças de Forró Clássico e Estilizado que fizeram o público e os professores vibrarem ainda mais, assim como a maioria das apresentações, eles não ficaram presos apenas ao tema de São João e organizaram diversas danças incríveis que agitaram ainda mais todos os presentes e fecharam com chave de ouro os seus três anos de apresentações no projeto, merecendo muitos parabéns, palmas e todos os méritos que garantiram.

Para fechar as apresentações do evento de São João da ETEPAM no ano de 2018, a turma de 3° Logística A trouxe o Forró Pé de Serra e usaram diversas músicas relacionadas ao tema de São João, envolvendo além do tema especifico e obrigatório, Forró Clássico, Estilizado, Funk, Brega e muitos outros que animaram ainda mais todos os presentes. Os estudantes prepararam algumas surpresas e utilizaram de alguns fogos juninos para agitar ainda mais a última apresentação do dia. Eles acabaram correspondendo todas as expectativas e fazendo mais uma das apresentações mais incríveis do dia com muitas músicas que fizeram todo o público dançar e fecharam muito bem o dia de apresentação do São João.

Com isso, é bem perceptível que tivemos esse ano um dos melhores eventos da história da instituição, justamente pela organização patrocinada pelos terceiros anos que tornaram possível a decoração da quadra, o profissional para ficar responsável pelos equipamentos de som e diversos outros detalhes. Agradecemos de coração a todos os presentes e esperamos que consigamos repetir no ano seguinte mais um evento desse porte que só engrandece ainda mais a nossa instituição.