Deciframos todos os detalhes que integram a essência e a importância do Dia Internacional da Mulher

8 mar 2018

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor excede o de finas joias. ” Hoje, dia 8 de março, comemora-se o dia internacional da mulher, um dia especial e significativo que relembra a importância da mulher na sociedade, além da luta diária de várias mulheres para sobreviver em uma sociedade machista e preconceituosa.

Hoje na escola técnica estadual professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), foi feita uma apresentação artística especial coordenada por alguns alunos e integrantes do centro de inovação. Em um momento de descontração e alegria, professores e alunos puderam se reunir fora da sala de aula e relembrar essa data tão prestigiada mundialmente. Na apresentação contamos com poemas feito por alunos da escola, onde realçavam a importância da mulher e sua luta diária, além de músicas harmoniosas que exaltavam a mulher e sua beleza.

De acordo com uma aluna da instituição, Hanna Júlia, a sociedade moderna evoluiu muito em relação as mulheres, pois com muita luta e sangue elas conseguiram direitos significativos, tais como o direito do voto, de maior inserção no mercado de trabalho, dirigir, e cuidar de uma casa sozinha, ser “chefe de família”, ser mãe e pai ao mesmo tempo. Mas não acaba por aí, ainda necessitamos de mais tempo e luta, como a luta por salário dignos e homogêneos ao do homem.

Historicamente falando, há controvérsias sobre a origem do acontecimento que inspirou essa data tão importante. No Brasil a história mais famosa é sobre o incêndio ocorrido no dia 25 de março de 1911 na Companhia de blusas Triangle, quando 146 trabalhadores da fábrica morreram, dentre eles 125 mulheres e 21 homens. Porém já havia registros anteriores de acontecimentos inéditos liderado por mulheres, como a passeata de 26 de fevereiro de 1909 em Nova Iorque, onde cerca de 15 mil mulheres foram as ruas protestar por melhores condições de trabalho.

Apesar dos acontecimentos históricos, o dia internacional da mulher tem uma ênfase muito maior do que o ocorrido. O objetivo maior deste dia não é só relembrar a luta das mulheres, mas conscientizar sobre a desigualdade social tão observada no dia a dia. Quantas mulheres não são violentadas, quantas não estão nas ruas, sofrendo sem nenhum auxilio, quantas estão desamparadas sem nenhuma perspectiva e esperança no futuro. Muitas pessoas ignoram esses fatos, pois aparentemente não as afeta diretamente, entretanto é uma ação de total egoísmo e falta de amor ao próximo, porque nunca nos colocamos no lugar do outro. Por fim percebe-se que o dia internacional da mulher não é apenas mais um dia comemorativo, mas um dia de importante e severa reflexão pessoal.