Despertamento de jovens para a área de Empreendedorismo

12 abr 2018
Comunicação CI
694
0

Hoje, 12 de abril de 2018, a Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM) abriu as portas mais uma vez para uma palestra excepcional. Os alunos dos 2º anos (Logística A, Logística B, Manutenção e Suporte em informática/MSI, Mecânica) tiveram a imensa oportunidade de poder participar. Foi um dia bastante proveitoso onde os nossos estudantes puderam aprender mais sobre Empreendedorismo.
Primeiramente nós gostaríamos de explicar o que significa empreendedorismo, então, a palavra tem sentido de ordenamento ou competência de criar, coordenar, idealizar, gerir, promover projetos, serviços e/ou negócios. É o ato de abrir o seu próprio negócio, de aproveitar as oportunidades em que o mercado de trabalho oferece e arriscar. Se apoderar de ideias inovadoras e implantá-las no mercado. É o ato de fazer acontecer.
Bom, agora que você já sabe o que significa empreendedorismo, vamos em frente e mostrar o que aconteceu neste dia e explicar um pouquinho sobre o projeto integrador. O ex-aluno da instituição, Jonathan Barreto, apresentou o Projeto JAPE (Junior Achievement Pernambuco) que é uma associação educativa que não possui fins lucrativos, mantida por intermédio de iniciativa particular, que integra os jovens estudantes para um despertamento na área empreendedorismo, agregando uma visão mais ampla da área, estimulando os participantes a desenvolver suas habilidades e ter noção de como funciona o âmbito.
O JAPE tem a missão de inspirar e impactar todos aqueles que têm a rica oportunidade de fazer parte do programa, prepara-los e transforma-los em cidadãos qualificados e realizados, para que eles possam contribuir de forma boa e positiva para o desenvolvimento sustentável de nossa pátria. Existem 4 áreas oferecidas, são elas: Recursos humanos, Produção, Finanças e Marketing. Os integrantes saem da teoria e vão para a prática, eles criam sua própria miniempresa, aquilo que era um sonho, agora, torna-se realidade. Tudo o que antes estava no papel, logo após a entrada na associação eles podem efetivar. O trabalho em equipe é muito valorizado, pois eles formam grupos e têm a ajuda de outras pessoas, por exemplo, os voluntários.
Desde sua criação, o projeto vem mudando a vida de várias pessoas que participam ou que já participaram, portanto, o número de pessoas alcançadas ultrapassa 4 milhões de pessoas e 100 mil voluntários (no Brasil). Durante o período em que participam, os alunos estão presentes em gincanas de microempresas, feira de miniempresa, formatura das miniempresas, dentre outros eventos.
Os alunos da ETEPAM interessados obtiveram a oportunidade de inscrever-se, foram oferecidas 30 vagas para os alunos dos 2º anos. E eles ficaram muito empolgados com a ideia.
Entrevistamos um de nossos alunos, Mucio Vasconcelos, estudante de logística. Ele ressaltou dizendo: “O projeto é importantíssimo para os jovens, pois nós podemos ter a riquíssima oportunidade de criar o nosso próprio negócio. O projeto desperta o nosso lado empreendedor, ele nos ajuda a efetivar os nossos sonhos, saber trabalhar bem em equipe e vários outros benefícios para nós. Eu desejo muito poder fazer parte da associação, quero adquirir mais conhecimento e ajudar o projeto a crescer mais e mais.”.
Mediante aos fatos que foram apresentados anteriormente, podemos salientar a importância da associação na vida dos participantes, pois eles podem desenvolver o espírito de um empreendedor e descobrir se ele quer permanecer na área ou não, além de poder trabalhar em equipe, manter o contato com pessoas novas e diferentes, saber lidar com as diferenças, dentre tantos outros benefícios.