O que é ser um líder bem-sucedido? Indo além das ordens e cobranças e se aproximando do sucesso profissional.

25 abr 2018

Ser um líder definitivamente não é uma tarefa fácil. Não são todas as pessoas que tem a habilidade de ser um líder, a maioria deles são cuspidores de ordens que não levam a nenhum sucesso coletivo. O chefe de uma equipe é igual a um comandante de um exército, ele deve ter qualidades específicas que o levarão a vitória, qualidades como: disciplina, coragem, responsabilidade, serenidade e iniciativa. Se uma equipe trabalha intensamente, é bem-sucedida, isso evidentemente é o reflexo de seu comandante. Como diria um provérbio árabe: “Um exército de ovelhas liderado por um leão pode vencer um exército de leões liderado por uma ovelha. ” E com toda certeza o nosso chefe foi um grande leão em nossa equipe.

Uma das maiores qualidades, a qual chamaram bastante atenção em nossos coordenadores, foi a disciplina e a seriedade com qual levaram o projeto durante todos esses anos. Como disse George Washington: “A disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contingentes, proporciona êxito aos fracos, e estima todos. ” O trabalho duro, a paciência adquirida, a persistência, a coragem de iniciar o projeto e de acreditar nos alunos, tudo isso é pouco para qualificar os nossos coordenadores, formamos definitivamente uma verdadeira família.

Ser um líder vai além de ditar ordens e gritar com as pessoas. Um líder sabe o momento certo de agir, ele não deixa a oportunidade passar, ele é um verdadeiro mestre da estratégia, ele necessita ser assim pois se o time falhar, a grande culpa certamente cairá sobre ele. A pressão no coordenador é tamanha, e muitas vezes os seus subordinados não entendem o porquê de ele agir de tal forma. Assim, alguns acreditam que, todos em uma equipe deveriam assumir o comando por pelo menos um dia. Para que possam sentir na pele a pressão que é ser o chefe. Chegamos a confessar que, nem todos possuem a capacidade de ser um líder. Admiram muitíssimo os coordenadores e mentores no centro de inovação, pelo pouco que os conhecem, mas sabem que são de fato pessoas de incrível índole e responsabilidade, gostaríamos verdadeiramente leva-las para o resto da curta passagem na vida.

Por fim, gostaríamos de expressar nosso sincero e humilde agradecimento a todos do centro, enfatizando, evidentemente, os coordenadores: Francinildo Kleyson, Gabriel Magalhães e Edmiel Leandro, que foram os grandes pilares de todo esse projeto. Não desmerecendo o nosso trabalho e de todos os alunos que passaram por aqui, a nossa relação de trabalho é mutualística, cada um depende do outro para evoluir e crescer o projeto. Está havendo essa despedida, sinceramente não encaramos como despedida, e sim um até logo. As marcas deixadas por cada um de vocês no centro certamente nunca serão apagadas pela cruel ação do tempo, estarão para sempre marcadas nesse lugar. No futuro a bondosa e saudosa lembrança nos mostrará o quão bom e agradável foi essa experiência a qual nunca nos esqueceremos.