O São João da ETEPAM 2018 encontrará em seu início toda a tradicionalidade de uma Quadrilha Clássica promovida pela turma de 1° Logística!

5 jun 2018
Comunicação CI
859
0

O mês de junho chegou e com ele toda uma cultura vai tomando forma e ganhando cada vez mais vida, justamente por esse ser um dos meses mais alegres de quem mora no Nordeste e em todo o Brasil, por trazer, uma das festas mais típicas e conhecidas de toda a cultura do nosso país: o São João! Na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães não é diferente, esse é o mês que nos soltamos de verdade para receber no dia vinte e um desse mês, na nossa própria quadra, um dos melhores e mais famosos eventos da história da instituição, e como é de praxe, sempre procuramos melhorar a cada ano e, justamente neste ano, traremos uma série de matérias diárias até o dia vinte contando sobre cada tema típico da festa e sobre o que as turmas estão preparando até a culminância do projeto.

O tema que a turma recebeu foi Quadrilha Clássica, que é uma dança tradicional da Festa Junina. A mesma acaba sendo uma dança coletiva que conta com a participação de vários casais com roupas na maioria das vezes “caipiras”. Normalmente a dança é formada por músicas instrumentais típicas do interior do nosso país. A Quadrilha também tem um marcador, que na maioria das vezes puxa todo o grupo e alegra os componentes com brincadeiras e conduzindo os casais a cada momento. O engraçado é que essa dança já tem centenas de anos de história e, inicialmente, era usada por Aristocratas Franceses, acontecendo em grandes salões e palácios, com participação exclusiva aos com maior poder aquisitivo. Em meados do século XVIII a Quadrilha Tradicional chegou até o Brasil, ainda nas grandes cortar, e no final do século XIX ela foi se popularizando e adotando diversos movimentos culturais e populares que a aproximaram ainda mais da sociedade, e a partir daí, tomou uma cara mais divertida e engraçada. Ela se popularizou tanto que, hoje em dia, toma conta de diversos lugares, escolas e empresas e consegue se agregar em ainda mais lugares.

O tema da turma de 1º Logística parece ter sido maravilhoso, mas nem todos sabem os desafios de fazer uma apresentação tão complexa e minuciosa, eles conseguem desenvolver a sua dança bem e de forma bastante animada. Tiveram todo o carisma e a boa vontade de nos receber hoje por um ensaio e mostrarem todo o seu desenvolvimento para que pudéssemos fazer um pequeno viés de como será a sua apresentação no dia vinte e um. E mediante a isso, podemos garantir que o público pode aguardar muita tradicionalidade revestida em uma Quadrilha muito animada, mas que também deve estar pronto para ver aos poucos os primeiranistas se modernizando e crescendo em danças mais atuais e que são conhecidas por todos.

Podemos concluir afirmando que a primeira apresentação do nosso evento já vai mostrar a que viemos por todos os outros momentos e as outras apresentações, solicitamos que vocês aguardem ansiosos a apresentação de uma turma que soube se organizar e ir fazendo aos poucos uma apresentação que não é comum de todos os primeiros anos que já passaram pelo projeto. Já de primeira podemos perceber que esse ano os primeiranistas virão com tudo, e torcemos a cada dia para que a turma de 1° Logística possa desenvolver bem a sua apresentação, chegar no dia e dar um show! Fiquem ligados porque amanhã voltaremos com mais uma publicação, agora com a turma de 1° Mecânica.