Programa Miniempresa 2016 começa na ETEPAM

16 maio 2016
Comunicação CI
1837
0

jo

Neste último sábado a turminha da ETEPAM iniciou mais uma edição do programa Miniempresa da Junior Achievement em Pernambuco.

Na edição de 2016 contamos com Amanda Vieira, Amanda Lima, Amanda Oliveira, Aysla Santos, Jully Neves, Gleison Mota, Jonathan Barreto, Vinícius Ramos, Janaína Magalhães, Maria Eduarda, Kairo José e Juliana Pereira como mentores voluntários dos estudantes.

A proposta do programa é dar uma introdução aos alunos sobre o ambiente corporativo e todas as características burocráticas de uma empresa comum. A fim de despertar o interesse pelo mundo dos negócios e desmitificar a noção de trabalhar em uma empresa.

No período de cinco meses, as equipes divididas entre as escolas participantes devem projetar, desenvolver e validar algum produto viável.  Dividem-se em setores de marketing, produção, finanças e RH e os mesmos devem nomear seus representantes de cada setor. A produção é dividida em etapas desenvolvidas neste período a critério dos próprios participantes. Depois de finalizar toda produção da sua marca e produto, os estudantes devem divulgar e vender para o máximo possível de clientes.

Ao longo desse período eles participam de auditorias, workshops e gincanas, orientados por alguns dos voluntários do programa. Conhecem toda dinâmica de uma empresa e podem aplicar os conceitos aprendidos em seu próprio projeto!

As cinco melhores Miniempresas do estado são reconhecidos na formatura dos estudantes, ao fim do programa. Desde 2012, a ETEPAM tem uma história de sucesso no Programa Miniempresa e guarda prêmios de reconhecimento: 2º e 3º lugar de melhor Miniempresa do país (2012 – Plate Design e 2013 – Inova Teen), dois anos consecutivos de produto destaque (2014 – Eco Sound e 2015 – Sesa Tec) e o 3º lugar de melhor Miniempresa do estado (2015 – Sesa Tec).

 

“O Miniempresa se tornou uma coisa muito importante na minha vida. Mudou até meus valores como ser humano. É uma experiência importante que todas as pessoas deveriam ter a chance de participar. Temos a chance de nos esforçar para alguma coisa e no final os ganhos e os resultados são muito maiores que qualquer coisa e fazem tudo valer a pena. ”

Maria Eduarda, voluntária do Miniempresa

“O projeto Miniempresa é realmente de fundamental importância para quem está se preparando para o mercado de trabalho, especialmente os alunos de Escolas Técnicas, que para passar de ano precisam ter boas notas. O projeto só vem agregar valor, trazer mais foco, responsabilidade, liderança e a troca de informação é muito grande. Nós advisers também aprendemos muito com eles. “

Janaína Magalhães, voluntária do Miniempresa

Não deixe de conferir o desenvolvimento dos projetos realizados na page do programa!