Saiba mais sobre a culminância da Mostra Técnica 2018!

20 out 2018
Comunicação CI
1028
0

No dia 10 de outubro, ocorreu a magna culminância da Mostra Técnica ETEPAM. Esse projeto magno foi elaborado  a partir da antiga feira de empreendedorismo, com o objetivo de promover a dinamização do ensino técnico oferecido pela escola, ”praticando” de modo público o conhecimento que lhes foram agregados.

O projeto foi instaurado pela nova coordenadora do curso de logística, Mônica Queiroz. Juntamente com ela, estava o também novo coordenador do curso de mecatrônica, João Gualberto; e o professor de logística Alisson Apolônio.

(Alisson Apolônio, Mônica Queiroz e João Gualberto)

 

Na culminância do projeto, os dois cursos (mecatrônica e logística) apresentaram os mais diversos conteúdos para os presentes, porém cada turma dispôs de um tema base para ser posteriormente difundido. Eles são:

1º Logística: A turma do primeiro ano de logística ficou responsável por abrir um negócio. Seguindo o briefing fornecido pelo professor Alisson, os alunos deveriam montar o negócio do zero, elaborando desde sua base (como a missão e visão empresarial) até o seu produto final.

(@liveactionacessorios)

 

1º Mecatrônica: a primeira turma de mecatrônica da nossa instituição, difundiu todo o conhecimento que lhes foram adquiridos no decorrer deste ano. No total, cinco diferentes grupos apresentaram os seguintes ensinamentos:

  • Comandos Elétricos: O grupo apresentou especificamente sobre o que são ligações elétricas, controladores e manipulação de relês diversos.
  • Eletrônica: Esse grupo ficou responsável por apresentar os fundamentos e alguns equipamentos da eletrônica e suas funcionalidades. Os equipamentos apresentados foram o arduino, a fonte de bancada ajustável e o osciloscópio.
  • Inversor de Frequência: O terceiro grupo, ficou responsável por apresentar o inversor de frequência, um tipo de controlador que possui a função de acionar um motor elétrico e ao mesmo tempo variar a freqüência e a tensão que é fornecida ao motor com o objetivo de controlar a sua velocidade e potência consumida.
  • LEGO: O quarto grupo de mecatrônica, ficou responsável por demonstrar o LEGO nos fundamentos de mecatrônica, apresentando de forma participativa do público, a batalha de robôs através de sensores, e a programação NXT.
  • Planta Industrial: O quinto grupo da turma de mecatrônica ficou responsável por apresentar sobre o que é a planta industrial, a parametrização manual e a programação que ocorre em determinadas industrias.

(Robôs LEGO, uma das atrações apresentadas pela turma de mecatrônica)

2º Logística: As turmas A e B do segundo ano de logística receberam o suporte da professora de GMPE (Gestão da Cadeia de Suprimentos), Elaine Brasilino, para elaborar uma cadeia de suprimentos em  maquete sobre uma determinada empresa, seguindo da matéria prima, até o seu consumidor final. Os alunos de  logística A ficaram responsáveis por elaborar a cadeia de suprimentos da Nadir Figueiredo, tradicional empresa brasileira do século XX atuante no mercado multinacional. Já os estudantes de logística B ficaram responsáveis por elaborar a cadeia de suprimentos da Tilibra, empresa também tradicionalmente brasileira e que é atuante desde o século XX.

(Maquete da cadeia de suprimentos da Tilibra, elaborado pelos estudantes de logística B)

3º Logística: Por último, os estudantes do terceiro ano de logística B elaboraram um ”jogo de tabuleiro” de conhecimentos gerais, onde os jogadores deviam jogar o dado e acertar a pergunta de múltipla escolha que lhes eram perguntadas. O jogo também contava com algumas partes ”inesperadas” com as prendas que os jogadores deviam concretizar para não voltar ao início do jogo.

(Tabuleiro do jogo, elaborado pelos estudantes de 3º Logística B)

Além dessas apresentações normais da mostra técnica, contamos com a participação especial da nossa professora de biologia, Yeda Maria, que optou por participar da Mostra Técnica levando todos os frutos que foram colhidos do seu projeto disciplinar: a horta.

(Yeda Maria e seus dois coordenadores de seu projeto disciplinar)

 

Em suma, nós da ETEPAM gostaríamos  de parabenizar a todos os alunos que se deram de forma árdua para a concretização desse evento que se deu de forma tão bela e primorosa.

Esperamos vocês na próxima edição da Mostra Técnica!