8 de abril , dia mundial de combate ao câncer: venha conhecer mais sobre o câncer e a como combate-lo, juntos podemos acabar com esse mal.

8 abr 2018
Comunicação CI
693
0

Hoje dia 8 de Abril é celebrado o dia mundial de combate ao câncer. A doença que mais mata no mundo vem cada dia  se enfraquecendo, graças ao avanço tecnológico da medicina e investimentos na área da saúde. O dia de combate ao câncer foi criado com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos do câncer e a como evita-lo, além de acabar com o mito que uma pessoa portadora de câncer está destinada a morte.

O câncer é um crescimento desordenado de células que ocorre devido a uma mutação celular, esse crescimento ocasiona um tumor que compromete todo o órgão, podendo se alastrar e contaminar outras partes do corpo. Vários fatores são apontados para a causa do câncer, fatores genéticos, uso excessivo de tabaco, bebidas alcoólicas, uso de produtos industrializados e enlatados, radiação entre outros.

De acordo com o Instituto nacional de câncer (INCA) os tipos de câncer mais comuns entre brasileiros são: câncer de pele , próstata e câncer de mama. Por isso é importante se prevenir, evitar longas horas de exposição ao sol, passar sempre protetor solar e usar roupas que cubram o corpo. Para as mulheres, é importante fazer o exame de mamografia a partir dos quarenta anos com o intuito de verificar se há algum problema nos seios, já para os homens é necessário fazer o exame do toque retal que serve para identificar o aumento da próstata e evitar possíveis doenças. Para as meninas é de fundamental importância tomar a vacina contra o HPV, responsável pelo câncer no colo do útero. Um dieta balanceada também se faz necessário, não consumir produtos enlatados, e se alimentar de frutas e legumes, abastecer-se de nutrientes antioxidantes que formam uma barreira de proteção para o corpo. Todas essas medidas devem ser tomadas para ajudar na prevenção do câncer.

Com o avanço da medicina o câncer tem sido combatido com sucesso, além de aumentar a chance de cura para as pessoas portadoras. Outro fator importante para a cura do câncer é a família, o apoio dos familiares e amigos ajudam grandemente na luta diária contra o câncer. De acordo com Ricardo Monezzi, pesquisador e psicobiólogo do instituto de medicina comportamental da Universidade federal de São Paulo (UNIFESP) , pessoas com câncer que possuem algum tipo de fé e crença tem maior chance de cura, ele ressalta: “A fé atua em diversas áreas cerebrais, principalmente no sistema límbico, que é responsável pelas emoções. Ela ainda reforça o sistema imunológico, prevenindo diversas doenças. ” Além disso podemos ver alguns grupos sociais como instituições religiosas e Ong’s, que atuam ajudando essas pessoas doando-lhes roupas, alimentos, ajuda para o tratamento médico, visita nos hospitais, a exemplo os doutores da alegria, pessoas voluntárias que trazem músicas, brinquedos e brincadeiras para crianças portadores de câncer.

Diante do que foi visto podemos aprender mais sobre o câncer e suas formas de prevenção, além de recebermos a boa notícia que ele vem diminuindo cada vez mais. Neste dia reflexivo podemos conscientizarmos de como a vida é curta e passageira, devemos aproveitar o máximo, lembrando sempre de respeitar uns aos outros. Faça uma boa ação nesse dia, visite um hospital do câncer, conheça pessoas que passam pelo tratamento, motive elas a não desistir, lembre-as que são fortes, e que sempre há uma solução para tudo. E o mais importante, o câncer tem cura!