A corrupção brasileira: uma verdadeira catástrofe que gera muitíssimos malefícios a vida de toda a população!

17 abr 2018
Comunicação CI
616
0

Hoje nós iremos dar continuidade a mais uma matéria importantíssima, o assunto abordado irá relatar a crise econômica brasileira e a grandíssima corrupção de nossa pátria, contar o que é corrupção e quais são os malefícios que trazem para a população brasileira.

Primeiramente, gostaríamos de explicar como a corrupção é definida. De acordo com a ONG Transparência Internacional, a corrupção pode ser definida como “o abuso de poder político para fins privados”. Essa é a definição mais aceita e pode ser aplicada em nosso cotidiano na maior parte das notícias.
De acordo com o pensamento do sociólogo alemão Max Weber, a corrupção estaria interligada ao fenômeno do patrimonialismo. O termo se dirige às formas de governo das sociedades antigas ou as tradicionais, em que não havia diferença, distinção e limites entre o poder público e poder privado. Nesses casos os governantes se apoderavam dos bens públicos e os tomavam para si, os bens eram considerados como propriedade das lideranças ou de determinadas classes sociais, sendo usufruídos para o proveito deles, como eles bem entenderem, conforme os seus próprios interesses, não ao povo, mas aos que eram considerados como bem-sucedidos.

Bom, todos nós sabemos que o início das corrupções não é algo atual, ela já existe há muito tempo atrás, isso não é de hoje, entretanto, ela é extremamente perturbante, pois afeta diretamente e indiretamente a todos os brasileiros. A corrupção política que leva aos desvios de verbas públicas para fins que não são corretamente legais, o pagamento de propinas, lavagem de dinheiro, o uso de forma incorreta do poder, dentre tantos outros fatores que provocam uma desestruturação de nossa pátria, crises econômicas e políticas.

Dois dos assuntos relacionados a corrupção e fraude mais recentes foram, sobretudo, a polêmica da Lava Jato e da Odebrecht, que ocasionou em várias notícias sobre e, também, despertou a atenção das pessoas, pois elas começaram a acompanhar todos os meios possíveis que divulgasse qualquer informação relacionada. A população ficou extremamente indignada e acompanhavam os noticiários, pesquisavam na internet, liam jornais e revistas, eles buscavam qualquer forma e qualquer meio para manter-se ligado a todas as novidades de primeira mão.

Após o nascimento da tão famosa “Operação Lava-Jato”, o cenário político ficou ainda mais complexo, e trouxe consigo a crise, com a qual nós passamos a presenciar e vivenciar cotidianamente. Como o crescimento da mesma, a população brasileira sofre fortemente com a falta de investimentos na saúde, segurança, transportes, educação, infraestrutura, habitação, bem-estar em geral, dentre tantos outros direitos que nós cidadãos devemos obter.
A “Operação Lava-Jato” é considerada pela Polícia Federal a maior corrupção de toda a história do Brasil e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos acredita que o esquema de corrupção do Grupo Odebrecht, que é examinado pela Lava Jato, com o altíssimo pagamento de propina de toda mundialmente da história. A Lava-Jato apresentou um quadro de corrupção sistêmica no Brasil, mostrando que o sistema que investiga as corrupções é o mesmo que faz práticas corruptas, ou seja, a corrupção passou a fazer parte do próprio sistema. Em uma pesquisa de opiniões realizada em 2015 pelo Instituto Datafolha, mostrou que o maior problema que afeta os brasileiros é justamente a corrupção.

Enfim, a corrupção é sem dúvida uma fonte de prejuízos que se alastram e que nos rodeiam cotidianamente. Diversas vezes vemos em jornais, revistas, noticiários, rádio, informações de fraudes, isso é algo que perturba a todos, pois a corrupção não afeta apenas a um certo grupo social, pelo contrário, ela afeta toda a população, e isso é algo que incomoda e que deve ser combatida.