A ETEPAM está em Rosa, é mês de se prevenir

11 out 2016
Comunicação CI
1068
0

A ETEPAM hoje, e durante todo o mês de outubro, está em ROSA, junto com diversas empresas, organizações e instituições de todo Brasil, em apoio ao movimento Outubro Rosa, iniciativa que busca incentivar e divulgar informações sobre a prevenção contra o câncer de mama, doença que mata cerca de 12 mil mulheres por ano.

Em 1990, nos Estados Unidos, foi criado o movimento Pink October (em portugûes, Outubro Rosa), visando estimular a população, e principalmente as mulheres, no controle do câncer de mama. A partir daí, em todos os anos, e com mais intensidade no mês de outubro, países de todo mundo realizam uma intensa campanha de prevenção e exames estimulando o diagnóstico precoce. No Brasil mais frequentemente vemos ações como a “carreta da mamografia”.

O Câncer de mama, é um tumor maligno que, como o nome sugere, afeta as mamas (glândulas formadas por lóbulos e ductos mamários). É mais comum em mulheres e o que leva mais brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o INCA.

Saiba quais são os principais sintomas:

  • Inchaço em parte do seio;
  • irritação da pele;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • caroço nas axilas;

A melhor forma de se prevenir é fazendo exames de rotina, recomendados pelo Ministério da Saúde em mulheres entre 40 e 50 anos, além de tratar dos fatores de risco que podem causar além do câncer de mama, vários outros tipos de cânceres. O Instituto Nacional do Câncer dispõe de informações com mudanças de estilo no vida recomendadas para a prevenção da doença: controle do peso corporal, prática de exercícios físicos e mudanças na alimentação (como o controle no consumo de sal e alimentos processados) e redução no consumo de bebidas alcoólicas estão entre elas.

 

Fontes: www.mulherconsciente.com.br, www.nexojornal.com.br,  www2.inca.gov.br.