App MyOwnLaw Technovation Challenge ETEPAM

15 maio 2015

No último sábado, aconteceu o Technovation Challenge na Jump Brasil e esteve presente as alunas Debora Natacha , Maria Luiza e Victoria Rocha  que ficaram com a terceira colocação da competição.

O projeto das meninas, o  MyOwnLaw, é uma aplicação móvel desenvolvida para direcionar, conectar e esclarecer pessoas necessitadas de auxílio jurídico. Nosso objetivo é incentivar as pessoas a alcançarem seus direitos de uma forma simples e rápida, favorecendo o sistema jurídico brasileiro.

O MyOwnLaw surgiu para direcionar pessoas que precisam de auxílio jurídico, orientando-as, através de uma linguagem simples e acessível,aos órgãos e instituições responsáveis por resolverem problemas específicos relacionados a área apresentada, priorizando o acesso a órgãos de mediação e conciliação. Dessa forma, atenuando a quantidade de processos recorridos a justiça, promovendo a rapidez e eficiência da mesma.

O Technovation Challenge desafia meninas de Ensino Médio a criar, desenvolver e lançar um aplicativo móvel que resolva problemas em suas comunidades.

Durante 12 semanas, elas trabalham em times para desenvolver um protótipo do aplicativo. As meninas tem a oportunidade de passar por todo o processo, desde a identifcação do problema e a geração de ideias para solucioná-lo, até a elaboração do plano de negócios e desenvolvimento para lançamento do produto digital no mercado e a apresentação para investidores.

Cada equipe recebe o suporte de uma mentora da indústria da tecnologia que orienta o projeto e oferece insights de como é trabalhar na área de tecnologia e Ciências da Computação, servindo, assim, de modelo para as meninas. Os melhores projetos regionais são selecionados para participar do World Pitch Event, que é sediado por uma grande empresa de tecnologia em São Francisco ou Nova Iorque. Edições passadas já foram sediadas nas sedes do Google, Twitter, Intel e Foursquare.

Durante o evento, os times apresentam o projeto presencialmente para um painel de juízes que já contou com profissionais como a Presidente do Yahoo, Marissa Mayer, e a Vice Presidente de Operações do Dropbox e a primeira engenheira mulher do Facebook, Rushi Sanghvi. O time vencedor recebe US $ 10.000 em financiamento e suporte para refnar o desenvolvimento do aplicativo e distribuí-lo no mercado.

O Technovation é um programa da organização Iridescent que conecta mentores da área de Ciências e Engenharia com famílias para inspirar crianças e jovens a se tornarem criadores e inventores. Em 7 anos de existência, a Iridescent já treinou mais de 500 mentores e impactou mais de 16000 famílias em Los Angeles, São Francisco, Boston, Chicago e Nova Iorque.

App – Technovation Challenge – Equipe: Albertines : Debora Natacha , Maria Luiza e Victoria Rocha.