As inscrições para os estudantes interessados no curso +Robótica 2018 já estão abertas!

2 abr 2018
Comunicação CI
963
0

Você se interessa por robótica? Já teve vontade de criar seu próprio robô mas não sabia ao menos por onde começar? Chegou a sua vez de ter a oportunidade de aprender um pouco de robótica e desenvolver seu próprio projeto!

O Mais Robótica é um curso que tem como objetivo desenvolver a lógica e o conhecimento lecionando conceitos de robótica e proporcionando aos alunos a oportunidade de criar seu próprio robô.

O curso é destinado aos estudantes de tempo integral da ETEPAM,  são apenas 16 vagas disponíveis, então fique de olho nas inscrições que começam hoje, dia 02/04, e vão até o dia 11/04. As provas acontecerão no Laboratório do IC das 17h às 19h no dia 12/04 (Quinta-Feira), e o resultado sai no dia 13/04 (Sexta-Feira). A avaliação possuirá conteúdos:

Matemática e suas Tecnologias
Matemática

• Números: naturais, inteiros, racionais e reais.
• Operações: desigualdades; divisibilidade; fatoração; razões e proporções; porcentagem e juros; relações de dependência entre grandezas; sequências e progressões; princípios de contagem.
• Espaço e forma: características das figuras geométricas planas e espaciais; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; relações métricas nos triângulos; circunferências; paralelismo e perpendicularidade.
• Grandezas e medidas: unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos.
• Tratamento da informação: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
• Álgebra: gráficos e funções; funções algébricas de 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas; sistemas de equações.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Física

• Conhecimentos básicos e fundamentais: ordem de grandeza; notação científica; Sistema Internacional de Unidades; gráficos e vetores; conceituação de grandezas vetoriais e escalares; operações básicas com vetores.
• Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração; descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica; noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais; momento de uma força (torque).
• Energia, trabalho e potência: conceituação de trabalho, energia e potência; conceito de energia potencial e de energia cinética; conservação de energia mecânica e dissipação de energia; forças conservativas e dissipativas.
• Fenômenos elétricos e magnéticos: blindagem; capacitores; Efeito Joule; Lei de Ohm; resistência elétrica e resistividade; relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia; circuitos elétricos simples; correntes contínua
e alternada; medidores elétricos; representação gráfica de circuitos; símbolos convencionais; potência e consumo de energia em dispositivos elétricos; campo magnético; imãs permanentes; linhas de campo magnético; campo magnético
terrestre.
• Oscilações, ondas, óptica e radiação: feixes e frentes de ondas; reflexão e refração; óptica geométrica: lentes e espelhos; formação de imagens; instrumentos ópticos simples; fenômenos ondulatórios; pulsos e ondas; período, frequência,
ciclo; propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda; ondas em diferentes meios de propagação.
• Calor e temperatura: escalas termométricas; transferência de calor e equilíbrio térmico; condução do calor; dilatação térmica; aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano.

Química

• Transformações químicas: energia calorífica; calor de reação; energia elétrica; potencial padrão de redução; pilha; eletrólise; Leis de Faraday; energia nuclear.
• Conceitos fundamentais da radioatividade: reações de fissão e fusão nuclear.
• Energias: petróleo, gás natural e carvão; biomassa; biocombustíveis; impactos ambientais de combustíveis fósseis; energia nuclear; lixo atômico; vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
• Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente.

Biologia

• Hereditariedade e diversidade da vida: princípios básicos que regem a transmissão de características hereditárias; mutações gênicas e cromossômicas; fundamentos genéticos da evolução; aspectos genéticos da formação e manutenção
da diversidade biológica.
• Qualidade de vida das populações humanas.

Ciências Humanas e suas tecnologias

• Características e transformações das estruturas produtivas: Diferentes formas de organização da produção; Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e das transformações no processo de produção; formação do
espaço urbano-industrial; transformações na estrutura produtiva no século XX: o Fordismo, o Toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos; a globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências
econômicas, políticas e sociais; Industrialização, urbanização e transformações sociais e trabalhistas brasileira.
• Cartografia: projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Linguagem, Códigos e suas tecnologias
Língua Estrangeira

• Compreensão de textos em Língua Inglesa.

As aulas começam dia 17/04 (Terça-Feira), no Laboratório de Informática 04 nas terças e quinta-feiras das 17h às 19h e vão até o mês de junho, quando acontecerá a formatura e apresentação dos projetos originados pelos alunos.

Boa sorte aos estudantes e esperamos contar com a sua presença!

Abaixo você pode realizar a sua inscrição para realizar a prova de seleção.

CAPTCHA
Aguarde...