Cultura geek: do que que se trata afinal?

20 abr 2018
Comunicação CI
625
0

Você sabe do que se trata a cultura geek? Presumo que sim, pois é uma cultura que vem se destacando cada vez mais na sociedade atual, tanto entre os jovens quanto com pessoas de mais idade. Mas você sabe ao certo de onde surgiu esse movimento?

Inicialmente todo esse movimento teve suas raízes nos famosos nerds dos anos 80 e 90, tanto é que a palavra “geek” tem sua terminologia na palavra inglesa “fool”, que traduzido para o português significa bobo, forma na qual os nerds eram vistos outrora.

Porém, com o decorrer dos anos e a evolução tecnológica, um número maior de pessoas passou a demonstrar interesse em questões voltadas a tecnologia e seus similares, assunto esse que, anteriormente, era mais explorado pelos nerds.

Com um grupo mais extenso interessado nesses assuntos, os nerds passaram a ganhar mais espaço e voz na sociedade. Há quem diga que o diferencial entre um adepto da cultura geek e um nerd é que o geek possui uma vida social mais ativa, pois os mesmos demostram ser bem presentes em blogs, fóruns, entre outros, enquanto o nerd segue um perfil mais tecnologista.

Mas claro, para se considerar um geek você não precisa necessariamente demonstrar interesse em todos os aspectos que constroem esse conceito, por isso, existem dentro da própria cultura diversas divisões destinadas a diferentes grupos de pessoas. Temos como alguns exemplos de divisões os fãs de games, os fãs de animes e mangás, fãs de séries de televisão, fãs de ficção cientifica e fantasia, entre outros.

O que se pode observar nisso tudo é que um termo que anteriormente era utilizado de forma pejorativa, hoje, é tendência entre pessoas de diversas faixas etárias, chegando ao ponto de se tornar um grande influenciador da indústria de entretenimento atual, engraçado não? Essas voltas que o mundo dá né, enfim, mas me diga você caro leitor, você se encaixou em algum desses pontos citados? Se sim, não perde por esperar o que está vindo por aí, obrigado pela atenção e eu declaro agora iniciado os dias da cultura geek, e que a força esteja com você!